O artista Fernando Soares ganha prêmio no 11° Salão dos Artistas sem Galeria
11° Salão dos Artistas sem Galeria
Galeria Zipper, Galeria Lona e Galeria Murilo Castro
Abertura:
De 16/01 até 20/02
Procure por Categorias
Fernando Soares nasceu em São Paulo em 1988, onde reside e trabalha. Seu trabalho discute a natureza pictórica da matéria em si, através de pinturas/objetos, colagens e instalações. Sua pesquisa se baseia na comunicação matérica e seus diferentes elementos e fatores como a maleabilidade, textura, resistência, ação e reação de algo no espaço. Explora as diferentes possibilidades e distorções que uma mesma matéria pode oferecer, como pinturas de tinta pura, que pairam no ar, sem chassi, tela e suporte, ou o decalque de papel com fitas adesivas, como forma de pintura. Inicia seus estudos e produções de maneira autoditada aos 17 anos, para posteriormente frequentar o Hermes Artes Visuais, onde ainda participa de elaborações de projetos e acompanhamento de sua produção. Participou de diversas exposições coletivas e individuais em galerias e espaços independentes, além de ser selecionado para salões e feiras de arte contemporânea.
O artista plástico paulistano Fernando Soares ganhou o primeiro prêmio. A paulista radicada no Rio de Janeiro Rosa Hollmann ficou com o segundo prêmio e a carioca Myriam Glatt, com o terceiro.
O Salão dos Artistas Sem Galeria tem como objetivo avaliar, exibir, documentar e divulgar a produção de artistas plásticos que não tenham contratos verbais ou formais (representação) com qualquer galeria de arte na cidade de São Paulo. O Salão tradicionalmente abre o calendário de artes em São Paulo e é uma porta de entrada para os artistas selecionados no mundo das artes. É promovido pelo impresso e portal Mapa das Artes (www.mapadasartes.com.br). Para esta 11ª edição, foram selecionados, em ordem alfabética: Adriano Escanhuela (SP), Aline Chaves (RS); Avilmar Maia (MG); Diego Castro (SP); Fernando Soares (SP); Gustavo Lourenção (SP); Myriam Glatt (RJ); Nilda Neves (BA/SP); Rafael Pajé (SP) e Rosa Hollmann (SP/RJ). Os artistas foram selecionados e premiuados pelo júri formado por Jairo Goldenberg (galerista do J. B. Goldenberg Escritório de Arte); Marlise Corsato (diretora da Galeria Kogan Amaro) e Renato De Cara (curador independente). Os dez artistas participam de duas mostras coletivas simultâneas em São Paulo, nas galerias paulistanas Lona e Zipper (ambas até 20/2/2020). Em seguida, seguem para exposição em Belo Horizonte (MG), na Galeria Murilo Castro, entre 14/3 e 9/4/2020. A mostra dos artistas selecionados reúne obras em diferentes técnicas e formatos, como pinturas, esculturas, assemblages, colagens e fotografias.
Artistas:
Adriano Escanhuela (SP), Aline Chaves (RS); Avilmar Maia (MG); Diego Castro (SP); Fernando Soares (SP); Gustavo Lourenção (SP); Myriam Glatt (RJ); Nilda Neves (BA/SP); Rafael Pajé (SP) e Rosa Hollmann (SP/RJ)
Organização: Mapa das Artes
Mais informações: www.mapadasartes.com.br