Isso Foi, É E Será – Jp Accácio
set 2017
QUALCASA
São Paulo . SP
Pode-se afirmar que as imagens estão sempre ao redor, mas realmente as observamos? Nesta exposição, Jp Accacio procura discutir as presenças imagéticas a partir de uma perspectiva dos modos de habitar e de conviver. Tanto suas fotografias como seus vídeos partem do ponto de vista de alguma casa por onde passou e consistem em captações que variam entre algumas horas a alguns dias. Por meio de uma certa emulação irônica, seus trabalhos apresentam, de diferentes maneiras, sobreposições de acontecimentos que conjugam as ideias de paisagem, tempo e memória.
A série que dá nome a exposição, Isso Foi, É e Será engloba fotografias do espaço privado. Nessas arqueologias da vida cotidiana, as imagens e os elementos que as compõem configuram-se como passagens. Tornam-se rastros de movimentos do dia-a-dia que inicialmente mostram-se desapercebidos. Na mesma sala, é exibida uma Máquina do Tempo, que imprime as parciais cronológicas da duração da exposição e as agrupa num percurso circular.
Os vídeos da série Imagens que Mentem (Mais) ampliam o olhar para a cidade. Refletem sobre ciclos contínuos em que muitas vezes não se sabe quando começa o dia ou quando a noite acaba. A observação destas paisagens urbanas evidencia a diversidade de possibilidades de narrativas ou, ainda, o que acontece quando parece que nada acontece.
Por fim, Jp Accacio visita uma casa que estava há muito tempo fechada. A Linda Casa Fechada de Alexandre Sequeira consiste em uma videoinstalação produzida em uma residência artística em Belém. Nessa casa temporária, o artista explora as fantasmagorias da memória em conjunto com os registros do seu processo de criação.
Os trabalhos da exposição Isso Foi, É e Será buscam elaborar poeticamente a desmontagem de um relógio. Desmontagem que também é irônica, que brinca com a expectativa de congelar o tempo por meio da captação de imagens. E, se parece que as imagens estão sempre lá, há também outros pontos de vista para observá-las. E, o que importa são as possibilidades.
Ananda Carvalho
Jp Accacio é artista visual, fotógrafo e videomaker, graduado em Rádio e TV pela Faap/SP, pós-graduado em Especialização em Comunicação e Práticas da Produção de Imagens pela Universidade Mackenzie/SP e pós-graduando em Fotografia pela Faap/SP. Sua pesquisa investiga a constituição e o movimento da imagem sob o prisma da construção temporal e da narrativa, por meio de trabalhos em fotografia, vídeo, instalação e performance. Vem participando de mostras coletivas no Brasil desde 2008 tendo obras exibidas em locais como Memorial da América Latina, Funarte, Museu de Arte de Ribeirão Preto, Casa das Caldeiras, Museu da Imagem e do Som de São Paulo, Casa da Xiclet e Da Haus. Já exibiu e apresentou seus trabalhos nos Sescs Santos e Campinas, Red Bull Station e FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, dentre outros.