Simone Dutra

Simone Dutra, Rio de Janeiro, 1971 – vive e trabalha em São Paulo.

Formada em Tecnologia de Dados pela PUC-RJ, começou a se dedicar integralmente a fotografia em 2014, quando se mudou para a Califórnia e fez Mestrado em Artes na Academy of Arts University em São Francisco, EUA, retornando a São Paulo em 2019. Atualmente integra o grupo de acompanhamento de projetos Hermes Artes Visuais, ministrado pelos artistas Carla Chaim e Nino Cais e da Oficina de textos com Shannon Botelho.
Simone tem como base de sua pesquisa, explorar as memórias, o silêncio e as formas simples. Esses três elementos podem aparecer em conjunto nos seus trabalhos ou de maneira isolada, sendo (cada) um a peça-chave. Sua pesquisa é aprofundada através da construção ou dissolução desses elementos, criando a partir daí, diversas possibilidades compositivas. Tendo a fotografia como pano de fundo da sua produção, a artista não se limita unicamente ao uso dessa mídia, podendo também ser encontradas colagens ou pinturas tratando dos mesmos temas.
Participou de exposições coletivas como, por exemplo, Cama de Gato (São Paulo, 2024) Toda Volta, (São Paulo, 2023), O que ancora, (Rio de Janeiro, 2023), Elements, 7o. Salão de Artes em Portugal (Nazaré, Portugal, 2022), 15a. Semana de Fotografia (Caxias do Sul, 2022), Romper a Superfície é Abrir um Rio pra Dentro (São Paulo, 2022), Para Mudar o Estado das Coisas (São Paulo, 2021) Spring Show, Academy of Arts University (San Francisco, CA, USA, 2018 e 2017) e da Individual Serene Mistrust (San Francisco, CA, USA, 2018).