Wagner Pinto

Uma espiritualidade frenética, ritmada por atabaques e agitada por transes coletivos emana das composições de Wagner Pinto, campos saturados por símbolos de religiões afro-brasileiras e mitologias da floresta. Ícones da Umbanda, do Candomblé e do Santo Daime convivem em uma profusão psicodélica de cores. Linhas diagonais conferem ritmo acelerado a essa batucada ecumênica, e cores quentes circundam búzios, cruzes de várias tradições, coroas, peles de animais, rendas, olhos, tambores, machados, pirâmides, asas, sóis, colares de contas, estandartes
e espadas. Apesar dessa carga figurativa, Wagner Pinto sente-se mais alinhado a correntes do abstracionismo que empregam cores e formas para expressar um mundo não visível de energias sutis. Recentemente o artista vem incluindo objetos em seus trabalhos, conferindo-lhes um estatuto de amuleto: um colar que se desprende da tela, franjas que emolduram o desenho. Manipulando formas abstratas que ao longo do tempo se converteram em fortes símbolos religiosos, Wagner Pinto mistura o universo das religiões com os contornos escuros e hachuras que herdou da Pop Art, bem como com ícones usados em histórias em quadrinhos para sugerir movimento, como os traços curtos que seguem suas figuras para indicar um rastro de vento ou fogo.

Wagner Pinto graduou-se pela “Universidade Auto-Indicada” – ironia de um grupo artistas gaúchos auto-didatas nessa época de academicismos – e doutorou-se em buscar suas próprias referências nas artes gráficas, na arte de rua, no desenho caligráfico de Cy Twombly, e nos excessos pulsantes de Beatriz Milhazes e Franz Ackerman: incretismo estético. Além de ter participado do coletivo gaúcho Upgrade do Macaco, há 7 anos Wagner Pinto apresenta seus trabalhos em exposições como Miração (São Paulo, 2008), Floating (Londres, Bracelona e Milão, 2009), Brazil Illustrated (Londres, 2009), Do Outro Lado (Tóquio, 2010), Risco 3 no Sesc Belenzinho (São Paulo, 2012), Ventos de Oyá (Brasília, 2013) entre outras.

Paula Braga

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s