sobre Hermes

HERMES artes visuais é um espaço onde a prática e o pensar artístico se encontram. Contemporâneo e alternativo, é composto por três ateliês, um espaço de residência e uma sala de aula/espaço expositivo integrada ao jardim. É uma organização independente, dirigida por artistas.

Este “lugar comum” nasceu pela importância de um espaço de produção em artes visuais entrar em contato com a organicidade do pensamento e de práticas teóricas por meio de debates, exposições, projetos intensivos, palestras e cursos.

Em 2011, o espaço abriu suas portas, e suas enormes e coloridas janelas, com a coletiva Hermes (artistas: Carla Chaim, Nino Cais, Renata de Bonis, Evandro Machado, Alexandre B., Manoel Veiga, Paulo Almeida, Marcia de Moraes e  Fernanda Figueiredo & Eduardo Mattos). Este marco no início das atividades não poderia ficar isolado. Depois deste evento, o HERMES promoveu a exposição desenvolvida pelos artistas do grupo de Acompanhamento de Projetos com Nino Cais e Renata de Bonis (Experimento #1 – Um ponto não revelado numa ilustração botânica)

Em 2015, Carla Chaim, Marcelo Amorim e Nino Cais orientam dois grupos de acompanhamento de projetos. Cerca de 40 artistas frequentam semanalmente o espaço, para além dos cursos teóricos e práticos que fazem parte da nossa agenda. Artistas como Carla Chaim, Julia Kater e Laura Gorsky tem ateliês aqui, também Nino Cais e Marcelo Amorim trabalham conosco para trocar experiências. HERMES tem em seu site oficial, páginas para todos os artistas que frequentam o nosso espaço além de divulgarmos em nossas redes sociais suas exposições e projetos nacionais e internacionais.

Além disso, um intercâmbio regular de ideias é mantido com outros espaços de arte na região e no exterior, constantemente desenvolvendo projetos em conjunto. Um dos projetos é o “Projeto Mesmo Lugar”, feito em parceria com o “qualcasa” (http://qualcasa.art.br/), onde uma vez por mês, um dos artistas de Hermes fazem uma exposição individual: um espaço para refletir, testar e mostrar suas mais recentes produções. Nós estamos indo para a nossa 16a. exposição.

Ainda em 2015, tivemos o prazer de fazer duas exposições coletivas (CONTRAPROVA VOL I e II.) no Paço das Artes – USP (http://www.pacodasartes.org.br/sobre.aspx). Todos os 36 artistas tinham obras lá e nós estávamos comemorando 5 anos de nosso encontros.

Em nossa residência artística, pretendemos apresentar ao artista estrangeiro a familiaridade com a rede artística de São Paulo, colocando-os em contato com os profissionais, como professores, outros artistas de renome, curadores e colecionadores de arte, além de organizar “artista fala” e exposições; prestação de apoio e ferramentas para essas trocas de informação.

O HERMES se preocupa na ocupação de um “locus” para a existência de diálogos e de uma trama que acreditamos estar sendo construída, disponível e acessível a todo público. É um lugar onde o conhecimento e experiência pode ser compartilhada em diferentes formatos. A fim de introduzir e intensificar a arte na vida das pessoas, HERMES, no seu próprio continuamente procurar cultura e conhecimento, já é bem conhecido por suas palestras teóricas e práticas, que acrescentam muito aos seus estudantes e artistas. Apresentado com um casual e casa como ambiente da Instituição, além de hospedagem regularmente classes (tais como: “Fotografia História”, com os artistas e curador: Denise Gadelha; “Fotografia Digital”, com o fotógrafo: Ivan Padovani e “Discussões sobre o artístico produção “, liderado pela artista Nino Cais e Marcelo Amorim) Ele também tem várias de solo particular ou projetos coletivos para encorajar pensamentos e do próprio processo criativo.

Quem somos_
direção_ Carla Chaim (carlachaim.com e Galeria Raquel Arnaud)
projetos especiais_ Juliana Hage
parceiros_
Nino Cais (Galeria Casa Triângulo)
Marcelo Amorim (marceloamorim.art.brGaleria Zipper)
Casa Fonte
Qualcasa
endereço_
R. Hermes Fontes, 167 _ Pinheiros
São Paulo _ SP _ Brasil
CEP_05418-050
contato_
e-mail: hermesartes@gmail.com
tel_ (011) 2506-8825
mapa_

mapa_hermes.jpg

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s