Fernanda Pessoa

Fernanda Pessoa é uma cineasta e artista visual brasileira, que trabalha principalmente com documentário, cinema experimental e videoinstalações. Doutoranda na ECA/USP com pesquisa sobre o cinema experimental realizado por mulheres na América Latina. Mestre em Audiovisual na Sorbonne Nouvelle, sob orientação de Philippe Dubois.
Em 2017, lançou seu primeiro longa-metragem documental “Histórias que nosso cinema (não) contava” exibido e premiado em diversos festivais internacionais e atualmente disponível no Netflix. Seu segundo longa documental “Zona Árida” recebeu Menção Honrosa no Dok Leipzig e tem distribuição mundial. Participou da Berlinale Talents 2019. Seus trabalhos passaram em festivais como IDFA, RIDM, DOC NYC, DocLisboa, Festival du Nouveau Cinéma, Cinélatino Toulouse, Mostra de Tiradentes, Festival de Brasília, e em instituições como BIENALSUR, REDCAT/CalArts, IMS - Instituto Moreira Salles, MIS-SP, entre outros.
Atualmente trabalha na finalização do documentário experimental "Vai e Vem", co-dirigido com Chica Barbosa, financiado pelo fundo Visions Sud Est e selecionado para o Sheffield Doc Arts Talent Market, Arché (DocLisboa) e Ji.hlava New Visions Forum, e no curta em super 8mm “A Ordem Reina”, premiado no Edital de Videoarte da FUNDAJ.

 
Carla Chaim