portfólios e textos de artista | Paula Borghi e Ananda Carvalho

 

oficinaPaulaeAnanda

 

Oficina Portfólios e textos de artista

Ananda Carvalho e Paula Borghi

 Como apresentar um portfólio e tornar legível um projeto artístico? Como apresentar, de forma clara e objetiva, as produções artísticas através de textos? Não é de agora que percebe-se uma demanda constante de organização dos portfólios para que o artista participe de editais e exposições. Para responder essas questões, as críticas de arte e curadoras Ananda Carvalho e Paula Borghi ministram a Oficina Portfólios e textos de artista.

As atividades abordam modos de se apresentar trabalhos de arte. Refletem sobre a organização de portfólios e a redação de textos a partir da linguagem e dos processos de criação dos participantes. No decorrer da oficina, os participantes discutirão os seus portfólios e desenvolverão textos para apresentar seutrabalho artístico.

Cada encontro busca estabelecer uma reflexão sobre o registro, a organização e divulgação das produções artísticas. O objetivo é pensar essas perspectivas através de uma reflexão crítica e ajudar na apresentação da produção dos participantes para estimular a organização de projetos e portfólios artísticos de forma clara e concisa.

Público-alvo: artistas, estudantes de arte e demais interessados em criar portfólios e projetos artísticos.

flyerturma04_oficinatexto-01

 

oficinaporttexto-01 

Sobre as curadoras

Ananda Carvalho é crítica de arte, curadora professora e Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP (com pesquisa sobre os procedimentos curatoriais em exposições de arte contemporânea). Acompanha artistas, escreve e pesquisa sobre arte contemporânea desde 2007; colaboradora da Revista Dasartes, também colaborou com o Canal Contemporâneo e o MIS-SP; participa da residência do Grupo de Estudos Curatoriais no Paço das Artes e participou da residência rural.scapes e Ateliê Aberto #5 na Casa Tomada; foi júri de pré-seleção da Temporada de Projetos 2013.

+ info: anandacarvalho.wordpress.com

Paula Borghi é crítica de arte, curadora da Residência de Arte da Red Bull, idealizadora do PROJECTO MULTIPLO de arte impressa, foi integrante do grupo de crítica do CCSP (Centro Cultural São Paulo) de 2011-2013 e do Paço das Artes São Paulo 2012-2013. Desenvolve desde 2010 trabalhos e pesquisas em espaços independentes e residências de arte na América Latina.

+ info: http://eoutro.blogspot.com.br/

http://cargocollective.com/projectomultiplo

 

 

Cronograma

 

Encontro Conteúdo
1a . Processos de criação e divulgação 

1b. Portfólios

 

Introdução e apresentação da oficina. Apresentação de exemplos e discussão das possibilidades do artista divulgar sua produção: portfólios, projetos e sites de artista.Os alunos serão convidados à apresentarem seus portfólios.
2a. Portfólios Os alunos serão convidados à apresentarem seus portfólios. As apresentações serão divididas em dois encontros para que os alunos tenham tempo suficiente para a discussão.
Encontro 3a. Exercício de análise críticaEncontro 3b. Palavra de artista Cada participante apresentará cinco imagens do seu trabalho e redigirá uma lista de palavras-chave.Reflexão e discussão a partir de escritos de artistas sobre o seu trabalho (os artistas a serem discutidos serão escolhidos a partir da produção dos participantes).
Encontro 4. Texto de artista Apresentação e discussão dos textos criados pelos alunos.

 

 

 

 

 

 

 

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s