Cristiane Mohallem

flyer_qualcasa_crismohallen

a gravitação do amor misterioso pelas coisas que nos ignoram*

O trabalho de Cristiane Mohallem engloba o movimento causado pela atração que os corpos exercem entre si. Enamorada por uma “coisa”, a artista coloca-se em ato de gravitar: um gesto inquieto que a faz orbitar ao redor de determinado elemento por um longo tempo. Por outro lado, seu olhar é construído como se “coisificasse” a paisagem. Compreende um desejo de destacar, de recortar, de extrair um elemento e se fixar nele. E, tais escolhas acontecem em meio a acasos não justificáveis de um amor misterioso.

Na série apresentada nesta exposição, são as pedras que despertam a paixão de Cristiane. Pedras cuja presença torna-se âncora do processo de criação da artista. Nesse encantamento amoroso, os saberes sobre tal coisa demandam ser esmiuçados. Com traços que vão do figurativo ao abstrato, cada trabalho discute a representação subjetiva do olhar através de diferentes técnicas. Começa pelo desenho para depois incluir o bordado e a pintura. São tempos diferentes, ações rápidas, ações lentas, de linhas que vão se sobrepondo – sejam elas do lápis, da agulha ou do pincel.

Neste movimento de gravitar, o conhecimento vai sendo construído em meio ao processo de criação da série. Os simbolismos e significados da pedra emergem depois da escolha do tema. São diferentes modos de ver. São múltiplas perspectivas de uma coisa que nos ignora. São especulações que criam glossários que não se explicam. Ao mesmo tempo em que a artista quer saber mais, deixa a interpretação em aberto. Convida o público para com ela gravitar. E, aí, poderia ousar me intrometer, observo que há algo além do relacionamento específico com as pedras. Cristiane desenvolve um amor misterioso pela produção de imagens: um desejo de virá-las do avesso, olhar para dentro, olhar para fora, e, assim, vivenciá-las intensamente.

Ananda Carvalho

* O título da exposição é uma adaptação livre de versos do poema Ao adquirir uma enciclopédia de Jorge Luis Borges.

Cristiane Mohallem é graduada em Psicologia pela PUC/SP. Entre 2000 a 2006, criou e coordenou uma oficina de artes no Hospital do Rim e Hipertensão, UNIFESP/SP. Esse trabalho a levou para a School of the Art institute of Chicago (SAIC), onde tornou-se mestre em arte (2008) e começou a pintar. A artista trabalha com temas específicos (céu, mão, árvore, pedra) por longos períodos. A partir da observação desses temas, seu gesto artístico – o traço, a linha, a sobreposição – vai da figuração a abstração por meio da linguagem da pintura, do desenho e do bordado. Entre as exposições que participou destacam-se: Programa Exposições 2015, MARP – Museu de Arte de Ribeirão Preto; “Aktion”, 2025 Kunst und Kultur e.V, Hamburg, Alemanha (2014); “Entre Mãos: Pinturas”, Contraponto, SP (2013); “Céus são Céus”, Dconcept Escritório de Arte, SP (2012). Residências Artísticas: 33 Officina Creativa e Palazzo del Gatto, SabinArti Associazione Culturale, Itália (2014); The Studios of Key West, USA (2015). É representada pelo DConcept Escritório de Arte, Sao Paulo.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s