Claudia Briza | chapeuzinho vermelho

Era uma vez, há um tempo muito distante, o “Era uma vez”. Já de cara, ele conquistou a narrativa. Foi logo dando as primeiras palavras em fábulas, mitos, contos de fadas e romances, até que em um belo dia de verão, o “Era uma vez” e a “Narrativa” se casaram. E então, viveram felizes para sempre.

Peraí. Acho que exagerei na alegoria. Essa história é bem bonitinha, mas, felizes para sempre já é demais. Há décadas que a literatura, o cinema e o teatro não dependem de uma narrativa linear e cronológica. Nada mais justo. Não devemos mesmo contar histórias somente dessa maneira hermética, afinal, não percebemos o mundo à nossa volta de forma tão exata assim. Vivemos nos relacionando com espaços, pessoas, pensamentos, memórias, e com o nosso grande amigo imaginário, o subconsciente.

Sabendo disso, em sua primeira individual, Briza desconstrói um ícone mundial das historinhas infantis: Chapeuzinho Vermelho, uma fábula que tem sua origem na europa do Século XIV. A narrativa que a artista propõe passa longe do jeito que sempre foi contado esse clássico da cultura popular. Ela é feita através da pintura, fotografia, vídeo, luz, sombra e, principalmente, de objetos que se relacionam entre si de maneira improvável. Escada, mesa, um projetor e um retroprojetor que reproduzem imagens no espaço expositivo, todos se transformam em elementos próprios de uma narrativa inusitada.

Dessa forma, Briza propõe uma inversão de papéis. Em sua mostra, quem deve contar a história do Chapeuzinho Vermelho é o próprio observador. Ele é o personagem principal. E, por incrível que pareça, é aí que essas narrativas naturalmente opostas se assemelham. Assim como a famosa protagonista da história infantil, o observador também encara o dilema de escolher entre dois caminhos. Um deles, o caminho fácil e seguro de uma fábula conhecida, o outro, difícil, perigoso e intuitivo, o caminho para novas e diferentes percepções.

Tchelo

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s