about Hermes

HERMES artes visuais é um espaço onde a prática e o pensar artístico se encontram. Contemporâneo e alternativo, é composto por ateliês, um espaço de residência e uma sala de aula/espaço expositivo integrada ao jardim. É uma organização independente, dirigida por artistas.

Este “lugar comum” nasceu pela importância de um espaço de produção em artes visuais entrar em contato com a organicidade do pensamento e de práticas teóricas por meio de debates, exposições, projetos intensivos, palestras e cursos.

Em 2011, o espaço abriu suas portas, e suas enormes e coloridas janelas, com a coletiva Hermes (artistas: Carla Chaim, Nino Cais, Renata de Bonis, Evandro Machado, Alexandre B., Manoel Veiga, Paulo Almeida, Marcia de Moraes e  Fernanda Figueiredo & Eduardo Mattos). Este marco no início das atividades não poderia ficar isolado. Depois deste evento, o HERMES promoveu a exposição desenvolvida pelos artistas do grupo de Acompanhamento de Projetos com Nino Cais e Renata de Bonis: Experimento #1: Um ponto não revelado numa ilustração botânica. Em 2012, o grupo, orientado por Nino Cais, artista participante da 30a. Bienal de São Paulo, realizou o Experimento #2: Mapoteca, onde 20 artistas mostraram seus trabalhos dentro de gavetas de mapotecas. Haviam ali, desenhos, vídeos, instalações, fotografias…

Em 2013, o grupo cresceu e abrimos mais duas turmas, orientados agora por Nino Cais e Marcelo Amorim, artista da galeria Zipper e também diretor do espaço Ateliê 397. Este ano estamos preparando novas exposições com os artistas dos grupos tanto dentro do Hermes como em outros espaços institucionais e comerciais. Estamos muito satisfeitos com o sucesso dos grupos e com as conquistas pessoais de cada artista que acompanhamos. Para incentivar e difundir o material plástico que estamos vendo crescer, em nossa webpage, temos o portifólio digital de todos os artistas e constantemente divulgamos seus projetos e exposições nacionais e internacionais.

Em nossa residência,  visamos trazer ao artista de fora, o convívio com a rede artística de São Paulo, colocando-o em contato com profissionais da área, além de organização de “artist talks” e exposições. Proporcionamos suporte e recursos para esta troca de conhecimento.

HERMES se preocupa na ocupação de um “locus” para a existência de diálogos e de uma trama que acreditamos estar sendo construída, disponível e acessível a todo público. Para isso também o espaço está aberto para eventos como o Laboratório Sonoro, onde reunimos profissionais da música para jams, talks com artistas conceitualizados no cenário artístico brasileiro, lançamentos de livros e catálogos, ou qualquer tipo de evento festivo ou não para lançarmos um olhar de aproximação entre interessados na área.

Com o intuito de apresentar ou ampliar a arte na vida das pessoas, o HERMES, em uma busca constante por cultura e conhecimento, é um espaço conhecido por suas aulas teóricas e práticas que muito agregam aos seus alunos. Em um ambiente descontraído e caseiro, acontecem aulas de desenho com Daniel Caballero, História da Fotografia com Denise Gadelha e Fotografia Digital com Ivan Padovani, além de projetos particulares de estímulo ao pensamento e ao processo criativo individual e em grupo.

Entre para nosso mailing: mande um e-mail para hermesartes@gmail.com

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: